terça-feira, 3 de julho de 2007

ALUNO ESCRITOR 11

LENDAS CRIADAS PELOS ALUNOS
4.a série A - Ensino Fundamental I
Coordenação: Prof.a Cíntia Clem.


AMAZONAS
Marcella Hideko Ueta Gomes

Havia uma tribo de índios guaranis navegando num enorme rio. Um dos guerreiros da tribo morreu e o jogaram dentro do rio. De repente, neste lugar onde aquele guerreiro foi jogado, apareceu uma enorme ilha, e os guaranis a chamaram de Amazonas. A tribo ficou por lá, na enorme ilha Amazonas, e até os dias de hoje, ainda moram lá.


A FLOR MANCHADA
Fábio Henrique de Carvalho

Existia na tribo Guaporá, uma onça pintada que era muito triste porque queria ser uma flor. Então um dia pediu para Tupã:
____ Deus Tupã, queria tanto ser uma flor!
O deus Tupã, muito bondoso realizou seu desejo e a transformou em uma flor manchada.



COMO SURGIU A LUA
Alexandre Pereira Araújo

Há muitos anos existia uma índia que gostava muito de andar à noite. Um dia ela estava andando e olhou para o alto do céu e não enxergava nada, nem uma luz, estava tudo escuro e ela falou:
____Eu gostaria tanto que tivesse alguma luz lá no alto do céu.
E de repente surgiu um grande raio que acertou a índia e a transformou em uma lua e, até hoje ela brilha lá no alto do céu.

COMO SE FORMOU O PÔR DO SOL
Bianca Figueiredo Lopes

Na floresta tinha uma tribo de índios que se davam muito bem, mas um deles vivia aprontando e queria ser melhor que os outros. Fazia armadilhas para os outros a manhã toda. À tarde ele fez uma armadilha tão traiçoeira que o Deus Tupã olhou e disse:
____ Se você quer ser o melhor de todos e quer que todos te vejam, vou transforma-lo em um pôr do sol!
____ Não, por favor!
____ Você sra o por de sol para deixar de ser traiçoeiro.
E assim ele subiu no céu e virou pôr do sol para o resto de sua vida.



O PICO DO AMOR
Samuel Pereira Soares

Há muitos anos existiam um índio e uma índia que eram namorados e viviam juntos. Um dia os dois foram passar a noite nas altas montanhas. Chegando lá, montaram uma cabana para se abrigar. Eles não sabiam que lá existia um deus do mal que gostava de fazer maldades às pessoas boas. Durante a noite eles resolveram sair da cabana e, lá fora, estava o deus do mal que lançou um raio sobre eles, matando-os juntos, soterrados, formando assim o Pico do Amor.




A LENDA DO JUPARÁ
Murilo Alves Moraes

Um dia, um índio da tribo Jupará se apaixonou por uma índia da tribo dos Tupiniquins, mas essa índia era apaixonada pelo mais bravo guerreiro dos tupiniquins e ficava o dia todo pensando nele. O jupará declarou seu amor por ela que ficou feliz e disse:
____ Ah, jupará, você me faz lembrar o meu amor, o Kainam, o mais bravo guerreiro da tribo.
O jupará ficou triste, foi ao alto do mais alto dos picos e cantou, cantou muito até que disse:
____ Nunca mais vou me apaixonar!
Pediu ao deus Tupã para que ele nunca mais se apaixonasse. Tupã deu o que ele lhe pediu. O jupará escondeu-se numa caverna do pico e ficou cantando até morrer. Ele cantou tão alto que dizem que quando alguém se aproxima do pico ainda o escuta um canto alto de um lindo jupará. Assim o pico foi chamado de Pico do Jupará, os portugueses deram o nome de Pico do Jaraguá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belos textos! Aprendi um montão de coisas ! Continuem assim tendo esse prazer pela escrita, viajando pelo mundo de fantasias que as palavras nos proporcionam!!!! Espero os próximos!!!!!