quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Visita ao Jardim Botânico em São Paulo

Os alunos das 4ª séries visitaram no dia 17 de Setembro o Jardim Botânico de São Paulo. Foi um passeio muito produtivo, as crianças adoraram caminhar pelos jardins e trilhas observando as plantas, flores e lagos. O museu Botânico Dr. João Barbosa com uma coleção de sementes e plantas brasileiras, a estufa reproduz o ambiente da Mata Atlântica e suas plantas e o lago das Ninféias foram os pontos altos do passeio. O Jardim Botânico faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, considerado a terceria maior reserva da Mata Atlântica do Município de São Paulo. Os Jardins Botânicos desempenham um papel de destaque na conservação da biodiversidade. Visitem o Jardim Botânico de SP-
Av Miguel Estano , 3031 - Água Funda- SP

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Fantoches de papel marchê.

Os alunos do Ciclo II estão construindo fantoches de papel marchê, sob orientação da Professora Luciene de Arte. O trabalho está no início, mas já está muito bonito.





Veja como é fácil e divertido fazer:

Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

Receita da massa
· Meio balde de papel picado;
· Água;
· Bacia e balde;
· Peneira ou escorredor;
· Liquidificador ou pilão;
· 200 g de cola branca;
· 2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
· 1 colher de sopa de gesso comum;
· 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
· 1 tampa de vinagre.
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogênea. Finalmente, juntar à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo.

domingo, 5 de setembro de 2010