quinta-feira, 26 de março de 2009

EMANCIPAÇÃO DE CARAPICUIBA - 44 anos


NASCIMENTO DA CIDADE


O município nasceu a partir da aldeia indígena de Carapicuíba, que depois daria origem ao distrito, e futuramente à cidade. Hoje conhecida simplesmente como Aldeia de Carapicuíba, ela é, no entanto, quadricentenária, já que foi fundada em 12 de outubro de 1580 pelo padre José de Anchieta.
A aldeia original, segundo histórico divulgado pela Fundação Seade (www.seade.gov.br) teria sido a única dos 12 centros de catequese que sobreviveu à interferência do homem “civilizado”. Passagem obrigatória entre São Paulo e Santana de Parnaíba, tornou-se alvo de bandeirantes que vislumbraram a possibilidade de utilização da mão de obra indígena no trabalho agrícola e, para isso, começaram a forçar a escravização.

Emancipação política

Ainda em 1948, CARAPICUÍBA foi elevada a categoria de Distrito de Paz, sendo desanexada do Município de Cotia, ao qual pertencia desde 1856, quando deixou de pertencer ao Município de São Paulo, que ainda reteve parte das terras, hoje atual Cohab. Mais tarde, em 1949, integrou-se ao recém criado Município de Barueri, como um de seus distritos.
Ocorreram eleições e alguns homens de CARAPICUÍBA foram votados para exercerem o cargo de vereadores na Câmara de Barueri, sem remuneração, pois naquele tempo os vereadores não recebiam pagas pelo seu trabalho.
Em 1957 João Acácio de Almeida foi eleito prefeito de Barueri e de 1961 a 1965 outro cidadão de CARAPICUÍBA - Carlos Capriotti - estava a frente daquele executivo.
Durante este penúltimo período se desenvolveu a batalha pela emancipação de CARAPICUÍBA, que até então era incorporada a Santana de Parnaíba e Barueri, tendo, afinal, conquistado em fevereiro de 1964, pela Lei nº 8.092, sua emancipação, tornando-se Município em 26 de março de 1965.

Assim como as vizinhas, desenvolveu-se em grande parte graças aos trilhos da então Estrada de Ferro Sorocabana, hoje CPTM. Em 34 km², residem 396.978 pessoas, conforme o Seade, das quais 251.610 eleitoras.

SIGNIFICADO DO NOME

PEIXE VENENOSO - Conforme versões correntes, Carapicuíba, vocábulo de origem tupi-guarani, significaria “cará comprido”, peixe que não serve para ser comido por ser venenoso, como o baiacu. Já pelos estudos do Seade, o significado viria do tupi-guarani “carapucu”, “cogumelo comprido”, fundido a yba, “planta”.



terça-feira, 17 de março de 2009

S.O.S MATA ATLÂNTICA



Mata Atlântica vai à Escola

Alunos do período da tarde receberam dos agentes sociais da SOS Mata Atlântica informações sobre o desmatamento e a importância do reflorestamento para o Meio Ambiente . Cada aluno recebeu sementes de árvores e as orientações técnicas para o seu plantio.
O Projeto
O Programa de Educação Ambiental “Mata Atlântica Vai à Escola” é um a iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e visa sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada.Desenvolve atividades e ações em prol da conservação ambiental, do bioma Mata Atlântica, multiplicando conhecimentos e incentivando alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos sistemas naturais.
Com este Programa, a SOS Mata Atlântica e seus parceiros buscam contribuir para ampliar a participação das escolas na aplicação de conceitos de meio ambiente sob a perspectiva de uma sociedade sustentável.
Objetivos
Sensibilizar a comunidade escolar e do entorno para as questões ambientais, por meio da difusão de ações efetivas nas Unidades Escolares.
Levar atividades diferenciadas para as escolas participantes.
•Popularizar conceitos ligados às causas da Mata Atlântica (conservação, restauração, biodiversidade, água, legislação, entre outros).

sábado, 14 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 de março


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA



1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.


2. A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida e de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceder como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3º de Declaração Universal dos Direitos Humanos.


3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo a água deve ser manipulada com racionalidade, preocupação e parcimônia.


4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente, para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos por onde os ciclos começam.


5. A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para as gerações presentes e futuras.


6. A água não é uma doação gratuita da natureza, ela tem um valor econômico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e diascernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas atualmente disponíveis.


8. A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado.


9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.


10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Se eu fosse amigo do tempo...

Se eu fosse amigo do tempo...

Se eu fosse amigo do tempo, pediria para ele voltar nos meus tempos de criança e relembrar como era bom viver aqueles tempos. Aqueles tempos que tudo era brincadeira e fantasias. Pediria para que ele parasse tudo para que eu pudesse consertar meus erros. Erros que chegaram a ser considerados sem consertos.
Eu pediria que ele me desse mais tempo para tomar banho, escovar os dentes... Assim a vida de todos ia ficar mais fácil. Pediria para o tempo voltar anos atrás para eu dar mais valor aos meus familiares que já morreram. Ainda bem que nada disso é possível ser feito, porque se nós ficássemos voltando no tempo , nosso passado não teria graça. Tudo tem seu tempo e só acontece uma vez. Então aproveite cada segundo de sua vida. Um exemplo, neste exato momento que você está lendo e ele nunca mais vai retornar outra vez.

Aluno: Gustavo Silva Costa – 6.a série B.
Profa Edna Sena



Se eu fosse amigo do tempo...

Se eu fosse amigo do tempo, eu pediria a ele para fazer um mundo melhor sem injustiças, maldades, preconceitos e rivalidades. Pediria também para que ele deixasse a vida de todos repleta de coisas boas: amor paz e solidariedade. Faria um mundo melhor para mim e para todos.
Voltaria no tempo e minha vida seria diferente e se eu pudesse escolher nunca teria amigos infiéis e falsos.
No meu mundo não haveria tristezas e sim só alegrias. Não existiriam problemas , somente soluções . Não haveria dor e sim felicidade.
Todos seriam tratados igualmente. Teriam os mesmos direitos e os mesmos deveres, respeitando uns aos outros.
Enfim, se eu pudesse mudar o tempo, nada seria igual ao que é hoje, seria tudo muito justo e honesto.
Assim é o mundo que eu gostaria de ter!

Aluna : Amanda Rodrigues de Oliveira - 6.a série B
Profa. Edna Sena

quarta-feira, 4 de março de 2009

Profa Suely Vaz - Uma agradável visita!



Hoje tivemos o prazer de receber na escola a visita da Profa Suely Vaz que por 11 anos , de 1986 a 1997, lecionou História e Geografia .
Muitas histórias e momentos saudosos foram relembrados por todos nós.
As perguntas sobre teus alunos não escaparam da conversa mantida com as professoras Cecília, Glória, Evanilde, Elaine e o Prof. Valdomiro.
O carinho que a professora tinha pelos alunos , daquela época, ainda estava presente . Deixa além das saudades um forte abraço a todos que sempre procuraram informações sobre ela.